Pular para o conteúdo principal

QUANDO O ÓDIO INVADE O CORAÇÃO

  O ódio é um sentimento feio. A maioria nem admite ter sentido ódio na vida, mas sabemos que, na verdade e em algum momento, todos já sentimos e/ou sentiremos ódio alguma vez. Eu pensava que, com ódio no coração, as pessoas nem poderiam rezar, pois não seriam ouvidas por Deus. Lendo e rezando os Salmos, percebi que todos os sentimentos e emoções são, de alguma forma, expressados pelos salmistas. No Salmo 137, o salmista reza com ódio por causa da violência sofrida pelas mãos do Império Babilônio: " Ó devastadora capital de Babilônia, feliz quem lhe devolver o mal que você fez para nós! Feliz quem agarrar e esmagar seus nenês contra o rochedo!" (Sl 137,8-9)

Recentemente, um gato que eu cuidava (o Faísca) apareceu morto e provavelmente foi envenenado. Ele era "da rua" e estava cada vez mais apegado a mim e eu a ele. Vê-lo morto causou-me extrema dor e pensar na possibilidade do envenenamento encheu o meu coração de sentimentos sombrios. Sim, o ódio invadiu meu coração e passei a desejar o mal para quem fez o mal para o Faísca. E nessa hora, a quem vou recorrer? 

Sou indigno de me aproximar de Deus, mas Jesus Mestre se aproxima de mim e me toca. Como Pedro eu respondo: "A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna. Agora nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus" (Jo 6,69-70). 

Eu disse a Jesus: "Não se aproxime de mim, pois estou cheio de ódio por aquele que fez o mal! Eu sou pecador!" Porém, Ele me disse: "Não duvide de meu amor, pois ele é maior do que este ódio que você sente". Eu respondi: "Eu não consigo, a dor é muito grande e o ódio me consome". Mas, olhando em meus olhos, Jesus disse: "Você só está sentido isso, porque o amor que você sente pelo Faísca é muito maior! Arrisque viver por amor".

Como num passe de mágica, senti a mão do Mestre retirar de mim aquela emoção tão terrível. Um sentimento de tristeza misturada com saudade e alegria foi ocupando minha mente e meu coração. Pude sentir novamente a paz inquieta.

Sim, amo muito o Faísca e os animais. Amo as pessoas, amo a vida. Muitas vezes eu esqueço o amor e sua força. Sempre é Jesus quem me lembra a força de amar, pois Ele é amor. Sempre Ele domina e vence o ódio. No amor por uma pequena criatura pude sentir o imenso amor de Deus. Foi na oração, isto é, no diálogo com Jesus Mestre, que o amor novamente venceu o ódio. 


ORAÇÃO: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que vosso amor esteja sempre a me iluminar afastando as trevas do meu coração. Que aquele que fez o mal ao Faísca possa um dia experimentar o amor e, mudando de vida, possa caminhar livre das algemas do pecado. Assim seja.


Pe. Demetrius Silva


Comentários

  1. Que mensagem linda! Obrigada por compartilhar essa reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Por isso o Senhor é um padre diferenciado, humano. Sempre canto a sua música, Deus é amor arrisquemos viver por amor, Deus é amor ele afasta o medo. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Relato emocionante e linda oração padre. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou