Pular para o conteúdo principal

A Esposa de Jesus

Jesus respondeu: «Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu.  (Mc 12,24-25)

Em 2012, foi anunciada a descoberta de um manuscrito que “provava" que Jesus era casado e que sua esposa se tornaria uma discípula. Assim, logo se formou um intenso debate sobre a autenticidade do manuscrito. Vários estudiosos saíram na defesa do manuscrito e declararam as bodas de Jesus. Outros estudiosos afinados com a Igreja colocaram o manuscrito sob suspeita. 

Recentemente, estudiosos das universidades Harvard, Columbia e MIT (Massachussetts Institute of Technology), declararam que o manuscrito é autentico e que ele foi escrito entre os séculos 4 e 6 d.C.

Há muita gente preocupada com esse manuscrito. Mas não criemos pânico. Vejam, dizer que um manuscrito é autêntico não significa dizer o que seu conteúdo seja verdadeiro. Dizer que um manuscrito é autêntico significa dizer que ele é bem antigo e que ele pode ser de uma data próxima ao tempo dos manuscritos bíblicos. 

Quanto ao manuscrito em questão ele é autêntico mesmo, porém ao que tudo indica ele foi levemente alterado ou corrigido. Ele foi escrito em copta, uma língua derivada do grego, um pouco mais nova que o grego bíblico, e sua grafia indica um texto mais tardio que o do Evangelho. 

A palavra "Esposa", isto é "minha mulher" está grifada, o que indica rasura, e isto significa que o texto foi provavelmente alterado numa época um pouco mais recente. Não é comum nos manuscritos coptas a existência de grifos. O texto também contém diversos erros gramaticais. Assim, apesar de ser autêntico, o manuscrito carece de credibilidade por ter sido provavelmente alterado, e isso será o debate dos próximos anos. 

Mas os apressados já imprimiram os convites do casamento de Jesus, alugaram salão, contrataram buffet e já marcaram o salão de beleza para Madalena. E contrataram Anás e Caifás para celebrarem o matrimônio. Só que não!!!

Papiro Rylands 52 - Jo 18,31-33.37-38 (+/- 130 d.C.)
Esse é antigo de verdade
Por fim, mesmo que o manuscrito não tivesse sido alterado, um texto tardio tem menos credibilidade que os Evangelhos bíblicos. E os Evangelhos tratam Jesus como um homem sem esposa, a não ser a própria Igreja. Neste sentido, encontrar um manuscrito sobre a vida de Jesus não significa que ele tenha esposa, pois existem inúmeros manuscritos também autênticos e mais antigos que falam que Jesus não teve esposa... 


Assim, tenho certeza que a única esposa que Jesus tem é a Igreja... Os manuscritos bíblicos são autênticos e contém a verdade já assumida há séculos na Igreja. Prefiro sempre os Evangelhos... Sempre!!!


Pe. Demetrius Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saboreando o Livro: "É BOM CRER EM JESUS""

PAGOLA. José Antonio. É bom crer em Jesus. Petrópolis: Vozes, 2016. 221 páginas. Dificuldade de Leitura (1 a 10) : 3 Minha opinião: "Livro delicioso para quem tem amor e curiosidade sobre Jesus Mestre. Bíblia e espiritualidade de mãos dadas". "É Bom Crer em Jesus", livro do renomado teólogo espanhol José Antonio Pagola, busca apresentar Jesus de Nazaré de forma humana e próxima à realidade histórica. A obra aborda temas centrais da fé cristã, como a vida e os ensinamentos de Jesus, seus milagres, a mensagem do Reino de Deus, a paixão, morte e ressurreição, e sua relevância para a sociedade atual. Através de uma linguagem clara e acessível, Pagola convida o leitor a uma jornada de reflexão sobre a figura de Jesus e seu impacto em nossa história. Sua proposta principal é apresentar Jesus de Nazaré de forma autêntica, desmistificando algumas crenças tradicionais e revelando sua humanidade. O autor, busca compreender Jesus não como uma figura somente divina ou dis...

Jo 3,1-36 - TRADUÇÃO DISCIPULAR DO NOVO TESTAMENTO

CAPÍTULO 3 Jesus é o Mestre dos mestres 1. Nicodemos era um importante mestre fariseu. 2. Ele se encontrou com Jesus Mestre à noite, e disse: "Rabi, com certeza tu és Mestre, vindo de Deus. Ninguém realiza os sinais que fazes, sem a presença de Deus." 3. O Mestre disse: "Na verdade, na verdade lhe digo: Só quem nasce de novo, poderá ver o Reino de Deus." 4. Nicodemos perguntou: "Como um velho homem pode nascer de novo? Voltará ao ventre de sua mãe e nascerá?" 5. O Mestre respondeu: "Na verdade, na verdade lhe digo: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6. Quem nasce da carne é carne, Quem nasce do Espírito, é espírito. O Mestre é a razão de viver 7. Não se admire quando lhes digo que se deve nascer de novo. 8. O vento sopra onde quer. Ouve-se o barulho, mas não se sabe sua origem nem seu destino.  Assim é quem nasce do Espírito.  9. Nicodemos perguntou: "Isso acontece como?" 10. Jesus Mestre respondeu: ...

SOBRE A BÍBLIA EDIÇÃO PASTORAL

Minha Primeira Bíblia (1990) Parece que aconteceu certa polêmica sobre a Bíblia Pastoral que respingou também sobre a Nova Bíblia Pastoral, ambas publicadas pela Editora Paulus. Parece que certo padre andou criticando a Bíblia em questão, e isso acendeu um barril de pólvora, aumentando o clima de polarização na Igreja. Confesso que eu pouco me ocupo com as críticas ideológicas que tal padre lançou sobre esta tradução da Palavra de Deus e me preocupo muito com a opinião daqueles que sinceramente usam essa tradução no dia-a-dia. Catequistas, agentes de pastoral, sacerdotes, religiosas e religiosos, crianças, jovens, adultos, idosos, entre muitos outros, descobriram o delicioso sabor da Palavra de Deus, que mais parece como "mel" em minha boca (Sl 119,103), lendo, estudando, rezando, meditando sobre o Verbo feito carne (Jo 1,14) por meio dessa tradução que reaproximou o povo simples da intimidade com Deus através da simplicidade de suas palavras. No ano de 1990, aos 16 anos,...