Pular para o conteúdo principal

6. Rezando como discípulo(a) de Jesus Mestre - Contemplação: enxergar com o olhar de Cristo

Disse Jesus: "Permaneçam em mim e Eu permanecerei em vocês". (Jo 15,4)


No caminho de Emaús, Jesus desapareceu na frente dos discípulos e estes agora experimentaram a ressurreição. Passou o medo da noite. Jesus está dentro deles. Os discípulos de Emaús viam com os olhos de Deus. Isto é contemplação: ver com os olhos de Deus! É perceber a vida com o jeito de Jesus. Tudo se renova numa profunda atitude de amor.

Agora o silêncio atinge sua capacidade máxima. Quando duas pessoas se amam, depois da conversa vem o silêncio, porque o diálogo se faz pelo olhar, pelo toque, pela ternura. A alegria de quem ama é estar perto da pessoa amada. Paramos a conversa, mas não paramos nosso “namoro” com Deus.

            Na contemplação me “imagino” com Deus, sinto que sua Palavra agora está dentro de mim, me renovando, transformando por completo. Assimilo, dentro de mim, a Palavra amorosa do Mestre deixando seu amor me guiar. Começo a agir iluminado pelo estilo de vida de Jesus. 

          Na vida, começo sempre a me perguntar: “Como meu Mestre agiria nessa situação”? Pergunto para Ele: “Mestre, o que me sugeres que eu faça”? A palavra desce da cabeça e vai parar no coração! Na contemplação não se diz nenhuma palavra. É experiência, é sentimento! Apenas quero estar com Deus, ser com Ele. Viver nEle. Sinto que Deus me convida para algo. Aceito o convite: vou com Ele! Minha comunidade precisa de mim: um “Eu” renovado pela experiência da contemplação. Com o passar do tempo, a contemplação vira uma prática natural de nossa oração. Mas é uma prática que sempre nos provocará!


            Jesus é o novo Homem. Só seremos renovados nEle. “Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas passaram, eis que uma realidade nova apareceu”. (2Cor 5,17) Contemplar é deixar-se renovar por Cristo, com Cristo e em Cristo. É assumir o estilo de vida de Jesus, nosso Mestre de amor. 



Pe. Demetrius dos Santos Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saboreando o Livro: "É BOM CRER EM JESUS""

PAGOLA. José Antonio. É bom crer em Jesus. Petrópolis: Vozes, 2016. 221 páginas. Dificuldade de Leitura (1 a 10) : 3 Minha opinião: "Livro delicioso para quem tem amor e curiosidade sobre Jesus Mestre. Bíblia e espiritualidade de mãos dadas". "É Bom Crer em Jesus", livro do renomado teólogo espanhol José Antonio Pagola, busca apresentar Jesus de Nazaré de forma humana e próxima à realidade histórica. A obra aborda temas centrais da fé cristã, como a vida e os ensinamentos de Jesus, seus milagres, a mensagem do Reino de Deus, a paixão, morte e ressurreição, e sua relevância para a sociedade atual. Através de uma linguagem clara e acessível, Pagola convida o leitor a uma jornada de reflexão sobre a figura de Jesus e seu impacto em nossa história. Sua proposta principal é apresentar Jesus de Nazaré de forma autêntica, desmistificando algumas crenças tradicionais e revelando sua humanidade. O autor, busca compreender Jesus não como uma figura somente divina ou dis...

Jo 3,1-36 - TRADUÇÃO DISCIPULAR DO NOVO TESTAMENTO

CAPÍTULO 3 Jesus é o Mestre dos mestres 1. Nicodemos era um importante mestre fariseu. 2. Ele se encontrou com Jesus Mestre à noite, e disse: "Rabi, com certeza tu és Mestre, vindo de Deus. Ninguém realiza os sinais que fazes, sem a presença de Deus." 3. O Mestre disse: "Na verdade, na verdade lhe digo: Só quem nasce de novo, poderá ver o Reino de Deus." 4. Nicodemos perguntou: "Como um velho homem pode nascer de novo? Voltará ao ventre de sua mãe e nascerá?" 5. O Mestre respondeu: "Na verdade, na verdade lhe digo: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6. Quem nasce da carne é carne, Quem nasce do Espírito, é espírito. O Mestre é a razão de viver 7. Não se admire quando lhes digo que se deve nascer de novo. 8. O vento sopra onde quer. Ouve-se o barulho, mas não se sabe sua origem nem seu destino.  Assim é quem nasce do Espírito.  9. Nicodemos perguntou: "Isso acontece como?" 10. Jesus Mestre respondeu: ...

SOBRE A BÍBLIA EDIÇÃO PASTORAL

Minha Primeira Bíblia (1990) Parece que aconteceu certa polêmica sobre a Bíblia Pastoral que respingou também sobre a Nova Bíblia Pastoral, ambas publicadas pela Editora Paulus. Parece que certo padre andou criticando a Bíblia em questão, e isso acendeu um barril de pólvora, aumentando o clima de polarização na Igreja. Confesso que eu pouco me ocupo com as críticas ideológicas que tal padre lançou sobre esta tradução da Palavra de Deus e me preocupo muito com a opinião daqueles que sinceramente usam essa tradução no dia-a-dia. Catequistas, agentes de pastoral, sacerdotes, religiosas e religiosos, crianças, jovens, adultos, idosos, entre muitos outros, descobriram o delicioso sabor da Palavra de Deus, que mais parece como "mel" em minha boca (Sl 119,103), lendo, estudando, rezando, meditando sobre o Verbo feito carne (Jo 1,14) por meio dessa tradução que reaproximou o povo simples da intimidade com Deus através da simplicidade de suas palavras. No ano de 1990, aos 16 anos,...