Pular para o conteúdo principal

Você me ama?

Jo 21,15-19
(Tradução Pe. Demetrius)

15. Depois de comerem, o Mestre perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama pra valer? Pedro respondeu: "Sim, Mestre, eu sou teu amigo!" O Mestre disse: "Dedique-se aos meus cordeiros".
16. O Mestre perguntou de novo: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro respondeu: "Sim, Mestre, eu sou teu amigo!" Disse o Mestre: "Dedique-se às minhas ovelhas!"
17. O Mestre perguntou uma terceira vez: "Simão, filho de João, você é meu amigo?" Pedro, com tristeza pela terceira pergunta, responde: "Mestre, tu sabes tudo, eu sou teu amigo!" Disse o Mestre: "Dedique-se às minhas ovelhas.
18. Na verdade, na verdade digo a você: Quando você era jovem, se vestia e ia para onde queria. Mais velho, vão vesti-lo e o levarão para onde não quer ir!".
19. Jesus Mestre estava se referindo sobre o tipo de sacrifício com que Pedro glorificaria a Deus. O Mestre disse-lhe: "Siga-me".

Algumas Notas
  • O Mestre deseja cultivar com Pedro a profundidade do amor. É na intimidade com Deus que crescemos no amor. Para o discípulo hoje, essa intimidade é cultivada através da espiritualidade, onde nos propomos a seguir os passos de Jesus.
  • O Mestre faz a Pedro a pergunta fundamental: "Você me ama pra valer?" Essa pergunta é feita a todo discípulo do Mestre. Respondê-la com sinceridade é essencial.
  • Pedro responde com a verdade. Ele é amigo do Mestre, mas ainda não é capaz de dar a vida por Jesus. Por assumir a verdade, o Mestre confia totalmente em Pedro e dá a ele a missão de tomar conta do rebanho, isto é, cuidar da comunidade dos discípulos. Quando assumimos a verdade, o Mestre confia em nós!
  • O Mestre pergunta três vezes dando a oportunidade ao discípulo de corrigir suas três negações. Jesus sempre nos dá a oportunidade de corrigir nossos erros no discipulado!
  • Na duas primeiras perguntas, o Mestre usa o verbo amar. Na terceira, o Mestre, percebendo a limitação de Pedro, usa "ser amigo". Pedro fica triste, pois percebe suas próprias limitações.
  • Ao assumir suas limitações, o discípulo recebe do Mestre a garantia de que crescerá no amor a ponto de poder dar a vida em sacrifício. Para isso o discípulo deverá se deixar guiar pelo Mestre (ser vestido).
  • Enfim, ao ser guiado pelo Mestre, a vida do discípulo será a continuação do Evangelho do Mestre e glorificação do próprio Deus. Quando estamos dispostos a correr esse risco, o Mestre confirma seu chamado nos dizendo: "Siga-me!"

  • Obs.: Estamos acostumados com a tradução clássica: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. No texto em grego Jesus pergunta sobre o amor (Ágape) e Pedro responde sobre a amizade (Filia). Seria mais ou menos, assim: Disse Jesus: Simão, você me ama? Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu gosto de ti! Na terceira pergunta: Disse Jesus: Simão, você gosta de mim? E aí Pedro fica triste..

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, conheceis minhas limitações e fraquezas e, mesmo assim, confiastes em mim. Mesmo sendo incapaz de vos amar como sou amado por Vós, me quereis como vosso discípulo. Fazei que eu cresça no amor e na intimidade convosco. Assim seja!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saboreando o Livro: "É BOM CRER EM JESUS""

PAGOLA. José Antonio. É bom crer em Jesus. Petrópolis: Vozes, 2016. 221 páginas. Dificuldade de Leitura (1 a 10) : 3 Minha opinião: "Livro delicioso para quem tem amor e curiosidade sobre Jesus Mestre. Bíblia e espiritualidade de mãos dadas". "É Bom Crer em Jesus", livro do renomado teólogo espanhol José Antonio Pagola, busca apresentar Jesus de Nazaré de forma humana e próxima à realidade histórica. A obra aborda temas centrais da fé cristã, como a vida e os ensinamentos de Jesus, seus milagres, a mensagem do Reino de Deus, a paixão, morte e ressurreição, e sua relevância para a sociedade atual. Através de uma linguagem clara e acessível, Pagola convida o leitor a uma jornada de reflexão sobre a figura de Jesus e seu impacto em nossa história. Sua proposta principal é apresentar Jesus de Nazaré de forma autêntica, desmistificando algumas crenças tradicionais e revelando sua humanidade. O autor, busca compreender Jesus não como uma figura somente divina ou dis...

Jo 3,1-36 - TRADUÇÃO DISCIPULAR DO NOVO TESTAMENTO

CAPÍTULO 3 Jesus é o Mestre dos mestres 1. Nicodemos era um importante mestre fariseu. 2. Ele se encontrou com Jesus Mestre à noite, e disse: "Rabi, com certeza tu és Mestre, vindo de Deus. Ninguém realiza os sinais que fazes, sem a presença de Deus." 3. O Mestre disse: "Na verdade, na verdade lhe digo: Só quem nasce de novo, poderá ver o Reino de Deus." 4. Nicodemos perguntou: "Como um velho homem pode nascer de novo? Voltará ao ventre de sua mãe e nascerá?" 5. O Mestre respondeu: "Na verdade, na verdade lhe digo: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6. Quem nasce da carne é carne, Quem nasce do Espírito, é espírito. O Mestre é a razão de viver 7. Não se admire quando lhes digo que se deve nascer de novo. 8. O vento sopra onde quer. Ouve-se o barulho, mas não se sabe sua origem nem seu destino.  Assim é quem nasce do Espírito.  9. Nicodemos perguntou: "Isso acontece como?" 10. Jesus Mestre respondeu: ...

SOBRE A BÍBLIA EDIÇÃO PASTORAL

Minha Primeira Bíblia (1990) Parece que aconteceu certa polêmica sobre a Bíblia Pastoral que respingou também sobre a Nova Bíblia Pastoral, ambas publicadas pela Editora Paulus. Parece que certo padre andou criticando a Bíblia em questão, e isso acendeu um barril de pólvora, aumentando o clima de polarização na Igreja. Confesso que eu pouco me ocupo com as críticas ideológicas que tal padre lançou sobre esta tradução da Palavra de Deus e me preocupo muito com a opinião daqueles que sinceramente usam essa tradução no dia-a-dia. Catequistas, agentes de pastoral, sacerdotes, religiosas e religiosos, crianças, jovens, adultos, idosos, entre muitos outros, descobriram o delicioso sabor da Palavra de Deus, que mais parece como "mel" em minha boca (Sl 119,103), lendo, estudando, rezando, meditando sobre o Verbo feito carne (Jo 1,14) por meio dessa tradução que reaproximou o povo simples da intimidade com Deus através da simplicidade de suas palavras. No ano de 1990, aos 16 anos,...