Pular para o conteúdo principal

Liberdade e Felicidade

Irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, disponham-se a serviço uns dos outros através do amor. (Gl 5,13)

A liberdade é um alto preço a ser pago por aqueles que querem a felicidade. Muitas pessoas buscam a felicidade sufocando sua liberdade ao entregá-la aos outros. Há alguns anos atrás um amigo que se casava dizia que sua esposa o faria feliz. Hoje, já separado, esse amigo enfrenta um terrível quadro de tristeza misturado com bebidas e drogas. 

Nenhuma pessoa pode me fazer feliz. Mas podemos ser felizes juntos. Numa relação a dois, a felicidade é conquistada se há respeito à liberdade do outro. Ciúmes e marcação cerrada só servem para fazer o outro infeliz. A insegurança da pessoa não lhe dá o direito de sufocar o outro. 

Os instintos egoístas fazem com que a pessoa trate o outro como objeto. O outro é "coisificado", tornando-se um ser inanimado sem vontade própria, não podendo ter desejos e nem pensamentos próprios. Nunca a felicidade pode ser alcançada dessa forma. Resta a tristeza…

Precisamos respeitar a individualidade dos outros. Passamos a vida inteira tentando mudar os outros e só no fim do caminho aprendemos que só podemos mudar a nós mesmos. É isso: a única pessoa que podemos mudar somos nós mesmos. 

Isso parece pouco, mas não é. Quando mudamos a nós, o mundo também é transformado. Se mudamos para melhor, o mundo muda para melhor. Se mudamos para pior, o mundo também piora.

Deus respeita a nossa liberdade. Seguir Jesus é uma decisão minha. Conheci um grupo chamado Escravos de Cristo. Nome infeliz. Para seguir Jesus somente são escolhidos aqueles querem ser livres. Muitos são os chamados, poucos os escolhidos (Mt 22,14). Jesus deixa de nos chamar de servos para nos chamar de amigos (cf. Jo 15,15). E Jesus nos chama para sermos totalmente livres, pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou. (Gl 5,1)

Somente quem se torna livre pode respeitar a liberdade do outro. Mas, a liberdade gera riscos. Ensinar o pássaro a voar pode levá-lo para longe de mim. Mas, manter o pássaro na gaiola vai torná-lo infeliz. Prefiro o risco da liberdade em Cristo, pois é a única possibilidade de felicidade.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei-me livre para viver a liberdade dos filhos de Deus. Chamaste-me de amigo. Que eu possa nutrir a amizade por Vós através da intimidade da oração. Assim seja.


Comentários

  1. Que bela reflexão, aliás como todas que o senhor tem feito, aprendo muito com suas palavras além de me fazerem um bem enorme.Estou tentando viver essa liberdade em Cristo mas confesso que sinto um certo medo porém não vou recuar, não dá mais para voltar. Conto com com sua ajuda. PAZ E BEM.( Cida)

    ResponderExcluir
  2. Padre , ler suas mensagem de paz no inicio do dia já é uma benção para o resto do dia ...

    ResponderExcluir
  3. Suas postagens tem me ajudado no crescimento do discipulado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ouvir o espirito santo por meio de você Frei. Suas lindas palavras de reflexão me inspiram na caminhada libertadora de Cristo Jesus. Que deus o abençoe e continue usando-o para nos ajudar. Paz e bem.
    Cácia Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus por colocar pessoas como você na minha vida, desejo que Deus lhe abençoe mais ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

Saboreando o Livro: "É BOM CRER EM JESUS""

PAGOLA. José Antonio. É bom crer em Jesus. Petrópolis: Vozes, 2016. 221 páginas. Dificuldade de Leitura (1 a 10) : 3 Minha opinião: "Livro delicioso para quem tem amor e curiosidade sobre Jesus Mestre. Bíblia e espiritualidade de mãos dadas". "É Bom Crer em Jesus", livro do renomado teólogo espanhol José Antonio Pagola, busca apresentar Jesus de Nazaré de forma humana e próxima à realidade histórica. A obra aborda temas centrais da fé cristã, como a vida e os ensinamentos de Jesus, seus milagres, a mensagem do Reino de Deus, a paixão, morte e ressurreição, e sua relevância para a sociedade atual. Através de uma linguagem clara e acessível, Pagola convida o leitor a uma jornada de reflexão sobre a figura de Jesus e seu impacto em nossa história. Sua proposta principal é apresentar Jesus de Nazaré de forma autêntica, desmistificando algumas crenças tradicionais e revelando sua humanidade. O autor, busca compreender Jesus não como uma figura somente divina ou dis...

Jo 3,1-36 - TRADUÇÃO DISCIPULAR DO NOVO TESTAMENTO

CAPÍTULO 3 Jesus é o Mestre dos mestres 1. Nicodemos era um importante mestre fariseu. 2. Ele se encontrou com Jesus Mestre à noite, e disse: "Rabi, com certeza tu és Mestre, vindo de Deus. Ninguém realiza os sinais que fazes, sem a presença de Deus." 3. O Mestre disse: "Na verdade, na verdade lhe digo: Só quem nasce de novo, poderá ver o Reino de Deus." 4. Nicodemos perguntou: "Como um velho homem pode nascer de novo? Voltará ao ventre de sua mãe e nascerá?" 5. O Mestre respondeu: "Na verdade, na verdade lhe digo: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6. Quem nasce da carne é carne, Quem nasce do Espírito, é espírito. O Mestre é a razão de viver 7. Não se admire quando lhes digo que se deve nascer de novo. 8. O vento sopra onde quer. Ouve-se o barulho, mas não se sabe sua origem nem seu destino.  Assim é quem nasce do Espírito.  9. Nicodemos perguntou: "Isso acontece como?" 10. Jesus Mestre respondeu: ...

SOBRE A BÍBLIA EDIÇÃO PASTORAL

Minha Primeira Bíblia (1990) Parece que aconteceu certa polêmica sobre a Bíblia Pastoral que respingou também sobre a Nova Bíblia Pastoral, ambas publicadas pela Editora Paulus. Parece que certo padre andou criticando a Bíblia em questão, e isso acendeu um barril de pólvora, aumentando o clima de polarização na Igreja. Confesso que eu pouco me ocupo com as críticas ideológicas que tal padre lançou sobre esta tradução da Palavra de Deus e me preocupo muito com a opinião daqueles que sinceramente usam essa tradução no dia-a-dia. Catequistas, agentes de pastoral, sacerdotes, religiosas e religiosos, crianças, jovens, adultos, idosos, entre muitos outros, descobriram o delicioso sabor da Palavra de Deus, que mais parece como "mel" em minha boca (Sl 119,103), lendo, estudando, rezando, meditando sobre o Verbo feito carne (Jo 1,14) por meio dessa tradução que reaproximou o povo simples da intimidade com Deus através da simplicidade de suas palavras. No ano de 1990, aos 16 anos,...